Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que um indivíduo seja considerado saudável, precisa estar com completo bem-estar físico, mental e social.
A Saúde mental impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como no raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relacionam com os outros. Os riscos psicossociais e o estresse relacionado ao trabalho conduzem a comportamentos que afetam a saúde, como uso de substâncias psicoativas e consumo abusivo de álcool, podendo ser responsáveis também por distúrbios do sono e excesso de peso, além de afetar a saúde, também interfere no desempenho e a satisfação no trabalho.
No Brasil, segundo dados da Previdência Social, os transtornos mentais são a terceira causa de afastamentos entre os trabalhadores segurados. Para prevenir afastamentos e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, a Cipalam desenvolve ações internas para conscientização e promoção sobre a importância de cuidar da saúde mental.
Durante a segunda semana do mês de Setembro, o setor de Saúde e Segurança do Trabalho realizou DDS – Diálogo Diário de Segurança, nas unidades da Cipalam, com o tema “Você não precisa carregar tudo Sozinho. Falar é a melhor Solução”, nosso objetivo foi promover um ambiente de empatia e compartilhamento de experiências sobre o tema. Através dos canais de comunicação da empresa, divulgamos internamente uma série de conteúdos relativos a dicas e cuidados com a saúde mental durante todo o #SetembroAmarelo.