Pesquisar
Close this search box.

7 dicas para escolher um bom mix de produtos e impulsionar suas vendas de aços laminados

7 dicas para escolher um bom mix de produtos e impulsionar suas vendas de aços laminados

Grande armazém de fábrica de aço
Grande armazém de fábrica de aço

O mix de produtos é uma parte fundamental da estratégia de vendas de qualquer empresa. No caso específico de aços laminados, escolher o mix certo pode impactar diretamente o sucesso do negócio. 

Afinal de contas, um mix de produtos bem- elaborado atende às necessidades de uma ampla gama de clientes, e impulsiona as vendas e a lucratividade da empresa. Como escolher os aços laminados certos para vender na sua empresa? Confira as 7 dicas deste artigo!


O que é mix de produtos?

O mix de produtos refere-se à variedade de itens que uma empresa oferece aos seus clientes. Ou seja, diferentes tipos, tamanhos, cores e outras características de produtos que atendem às diversas necessidades e preferências dos consumidores. 

No contexto de uma empresa de aços laminados, esse mix pode abranger uma variedade de barras e perfis laminados, como barra chata, cantoneiras, barra de transferência, entre outros. Além disso, pode envolver diferentes tamanhos, acabamentos e graus de aço, entre outros atributos.


Importância do mix de produtos

Uma combinação de produtos bem-planejada é essencial para o sucesso de uma empresa de aços laminados por várias razões:


Atende às necessidades dos clientes

Oferecer uma variedade de produtos permite que os clientes encontrem exatamente o que estão procurando.

Alguns podem precisar de chapas de aço para construção civil, enquanto outros buscam barras chatas para aplicações de serralheria. Outros, no entanto, podem precisar de perfis para indústrias automotivas. 

Agora, imagina se, independentemente da necessidade dos clientes, eles pudessem encontrar tudo o que precisassem em um só lugar? 

Certamente, isso aumentaria a satisfação deles e a fidelidade à sua empresa. Esse diferencial, por sua vez, pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e atrair novos clientes.


Aumenta as oportunidades de vendas 

Cabe ainda explicar que, quanto mais opções os clientes têm, maior a probabilidade de eles realizarem uma compra, seja por vendas diretas, cruzadas ou adicionais.


Otimiza o desempenho financeiro 

Finalmente, vale notar que uma combinação equilibrada de produtos pode ajudar a otimizar o desempenho financeiro da empresa, maximizando a receita e minimizando os custos de estoque.


Como definir o mix de produtos da sua empresa de aços laminados para vender mais?

Agora que você já conhece a importância de definir uma boa combinação de produtos para a sua empresa de aços laminados, é hora de saber como fazer isso de maneira eficiente. A seguir, separamos 7 dicas práticas para você aplicar no dia a dia do seu negócio e potencializar as suas vendas. Confira!


1. Conheça bem o seu público-alvo e o seu mercado

O primeiro passo para definir o mix de produtos laminados da sua empresa é entender as necessidades, preferências e comportamentos de compra do seu público-alvo. Com esse conhecimento, você vai poder selecionar os produtos certos para a sua loja e aumentar as chances de venda.

Você pode conhecer as demandas específicas por aços laminados de diferentes maneiras. Você pode realizar pesquisas de mercado, analisar dados demográficos e manter-se atualizado sobre as tendências do setor.


2. Fique de olho na concorrência

Estar atento ao que os seus concorrentes estão fazendo também é uma boa estratégia para escolher os produtos certos.

Isso porque, ao analisar os produtos e serviços dos seus concorrentes diretos e indiretos, você consegue identificar lacunas no mercado ou oportunidades não exploradas que possa aproveitar.


3. Analise o histórico de compras da sua empresa

Outra dica importante é avaliar os dados de vendas e histórico de compras para identificar quais produtos têm maior demanda e quais têm baixo desempenho. Use essas informações para ajustar seu mix de produtos conforme necessário.


4. Esteja atento ao giro do seu estoque

Acompanhar a rotatividade de cada produto também é um passo valioso na hora de escolher o mix de produtos.

Aços laminados que têm baixo giro de estoque, ou seja, que não saem muito, podem ocupar espaço no armazém e aumentar os custos de estoque. 

Portanto, concentre-se em produtos com alta rotatividade para evitar mercadorias paradas no estoque e prejuízos financeiros.


5. Acompanhe as tendências que podem aumentar ou modificar as demandas dos seus clientes

Novas tecnologias e aplicações podem criar demanda por produtos específicos. Por isso, é muito importante estar de olho nas novidades que permeiam o setor de aços laminados.

Quem sabe uma nova tendência construtiva ou decorativa? Ou um novo acabamento de aço que acabou de chegar ao mercado brasileiro? 

O fato é que o mercado de aço laminado é muito dinâmico e moldado pelas tendências que influenciam as preferências dos clientes. Assim sendo, esteja atualizado sobre as necessidades do mercado.


6. Avalie periodicamente os resultados da sua loja de aços laminados

Após definir o seu mix de produtos de aços laminados, é crucial analisar as vendas de cada produto e avaliar os seus desempenhos. Identifique o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado, e faça ajustes conforme necessário.


7. Busque fabricantes e fornecedores de aços laminados confiáveis

Por fim, entenda que a qualidade e a confiabilidade dos seus fornecedores têm um impacto direto na qualidade dos produtos que você oferece aos seus clientes. 

Portanto, certifique-se de escolher fornecedores comprometidos com prazos de entrega, atendimento de excelência e que ofereçam aços laminados que atendam aos padrões de qualidade exigidos pelas normas técnicas nacionais e internacionais.

Em conclusão, escolher uma boa combinação de produtos é essencial para impulsionar as vendas e o sucesso de uma empresa de aços laminados. 

Ao seguir essas sete dicas e dedicar tempo e esforço para entender seu mercado e seus clientes, você estará no caminho certo para construir um mix de produtos que atenda às necessidades do seu público-alvo e impulsione o crescimento do seu negócio.

Caso esteja em busca de um fornecedor de barras e perfis laminados de qualidade, conte com a Cipalam. Com quase 40 anos de experiência no mercado, a Cipalam é a parceria estratégica que toda empresa de aço laminado precisa para se destacar no mercado, vencer mais e crescer. Acesse o nosso site e conheça os nossos produtos!

Fique ligado

Notícias relacionadas

Barras de aço soldadas em um ambiente industrial

Como fazer aplicação de barras de transferência em pisos?

No universo da construção civil, a busca por soluções que promovam a longevidade e a…

Barra Chata

O que é barra chata? A versatilidade do aço em formato retangular

No mundo da construção civil e da indústria, muitas vezes, nos deparamos com a necessidade…

Barra de Transferência

Como usar barras de transferência na construção civil

A construção civil é um setor que constantemente busca inovações e soluções para garantir a…

Transparência Salarial: Cumprindo a Lei Nº 14.611

  É com satisfação que compartilhamos nosso Relatório de Transparência Salarial, em conformidade com a…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: