Pesquisar
Close this search box.

Como fazer uma boa gestão de estoque de aço na sua empresa?

Como fazer uma boa gestão de estoque de aço na sua empresa?

Você sabia que a gestão de estoque é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa? Isso porque um estoque bem-organizado e planejado pode trazer benefícios, como redução de custos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos e serviços, satisfação dos clientes e maior competitividade no mercado.

Mas como fazer uma boa gestão de estoque de aço, um material tão versátil e utilizado em diversos segmentos de mercado, como indústria, serralheria, construção civil, entre outros? Neste artigo, vamos te ensinar como armazenar as diferentes barras e perfis metálicos para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios e vantagens desses produtos. Confira!

A importância da gestão de estoque para as empresas

Afinal, o que é gestão de estoque? Em princípio, é o processo que envolve o planejamento, a organização e o controle dos recursos materiais de uma empresa, desde a entrada até a saída dos produtos. Essa atividade é essencial para garantir que a empresa tenha sempre os produtos certos, na quantidade certa, no momento certo e pelo menor custo possível.

De acordo com o Sebrae, a gestão de estoque pode significar o sucesso ou o fracasso de uma empresa no mercado. Isso porque um controle eficiente permite que a empresa evite desperdícios e perdas de materiais por danos, obsolescência ou validade.

Como fazer uma boa gestão de estoque de aço na sua empresa?
Como fazer uma boa gestão de estoque de aço na sua empresa?

Mas não apenas isso. Uma boa gestão de estoque também é importante pelos seguintes motivos:

  • Ajuda a otimizar o espaço físico disponível para armazenamento;
  • Aumenta o giro de estoque e o fluxo de caixa;
  • Gera melhoria no atendimento aos clientes e estimula a fidelização;
  • Permite que a empresa acompanhe as tendências do mercado e as demandas sazonais;
  • Possibilita maior controle sobre os fornecedores e os prazos de entrega.

4 dicas para gerenciar o estoque de aço da sua empresa

Para fazer uma boa gestão de estoque de aço, coloque em prática os conselhos a seguir!

Conheça os diferentes tipos de aço e armazene-os adequadamente

Em primeiro lugar, é importante explicar que o aço pode ser encontrado em diversas formas, como barras, perfis metálicos, chapas, tubos, telas, entre outras. Cada produto tem características específicas que influenciam na sua resistência, durabilidade, maleabilidade e aplicação,além, claro, na forma de armazenagem.

Abaixo, listamos as melhores dicas para você armazenar o aço da sua empresa corretamente:

  • Barras e perfis de aço: devem ser armazenados sem contato com o solo, agrupados em feixes. Para evitar o contato com o chão, recomenda-se usar caibros para apoiar os produtos;
  • Telas de aço: devem ser separadas por tipo, identificadas e armazenadas sobre escoras para evitar o contato das telas com o chão. No entanto, é importante evitar o empilhamento de mais de dois rolos por escora, para não danificar as peças;
  • Chapas de aço: devem ser armazenadas em estantes ou paletes, de forma a evitar o contato com o solo. Elas devem ser empilhadas respeitando as suas características físicas e as orientações do fabricante;
  • Tubo de aço: o ideal é que sejam armazenados em estruturas cantilever, um tipo de estante apropriado para o armazenamento de barras, tubos e tábuas.

Cabe ressaltar que, preferencialmente, esses produtos devem ser armazenados em locais fechados e longe da umidade e de instalações elétricas. Porém, caso precise armazená-los em locais abertos, cubra-os com uma lona resistente.

Crie um cronograma de compras de aço conforme a necessidade do seu negócio

Outra dica para fazer uma boa gestão de estoque de aço na sua empresa é planejar as compras de acordo com a demanda prevista e o tempo de reposição dos fornecedores.

Esse cuidado é muito importante, pois evita excessos ou faltas de estoque, bem como gastos desnecessários com armazenagem ou frete. Além disso, garante que não haja atrasos na produção, obra ou atendimento aos clientes.

Invista em tecnologia

O uso de ferramentas digitais pode facilitar muito o controle do estoque das empresas. E no universo do aço, isso não é diferente.

Sistemas informatizados, aplicativos e plataformas online permitem registrar as entradas e saídas dos materiais, gerar relatórios sobre o consumo e o giro do estoque, emitir alertas sobre os níveis mínimos e máximos de cada item, entre outras funcionalidades.

Isso significa que, com a ajuda da tecnologia, você pode ter uma gestão de estoque mais eficiente. Afinal, passa a ter uma visão mais precisa e atualizada dos seus produtos e, dessa forma, consegue tomar decisões mais assertivas.

Conte com um fornecedor de aço experiente e que ofereça suporte personalizado

Além de tudo o que já foi dito até aqui, é importante buscar um parceiro que entenda as necessidades do seu negócio e que ofereça soluções sob medida.

Um fornecedor de aço experiente e que tenha um amplo portfólio de produtos e serviços vai garantir que você receba produtos de qualidade, com preços competitivos e prazos adequados. Isso, por sua vez, vai dar mais celeridade aos seus projetos e conquistar a confiança e fidelização dos seus clientes.

Se você deseja fazer uma gestão de estoque de aço eficiente na sua empresa, conte com os produtos e serviços da Cipalam, empresa especializada na produção e distribuição de barras e perfis laminados de alta qualidade para construção civil, serralherias, máquinas e equipamentos, indústria mecânica, entre outros setores de mercado.

A Cipalam se destaca pelo seu atendimento diferenciado e personalizado, que busca entender as necessidades de cada cliente e oferecer soluções adequadas para cada projeto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Temos a solução ideal para o seu negócio!

Fique ligado

Notícias relacionadas

Barras de aço soldadas em um ambiente industrial

Entenda as diferenças entre barras redondas e barras de transferência

Fonte: Freepik No mundo da construção civil e da engenharia, a escolha dos materiais corretos…

Barras redondas de aço

O que são barras redondas de aço? Vantagens e aplicações

Fonte: Cipalam No universo da construção civil, metalurgia e indústrias em geral, a escolha dos…

Cantoneira

Cantoneira de aço: o guia completo para uso e aplicações

  Fonte: Cipalam A cantoneira de aço é um componente estrutural fundamental em diversos projetos…

Diferentes produtos de aço metálico Aço galvanizado Perfis de aço inoxidável renderização em 3D

Perfis estruturais de aço: o que são, tipos e para que servem

A construção civil está em constante evolução com o uso de materiais e técnicas que…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: