Pesquisar
Close this search box.

Como cortar cantoneira em 45 graus? Saiba tudo neste guia

Como cortar cantoneira em 45 graus? Saiba tudo neste guia

A cantoneira de aço é um perfil metálico amplamente utilizado em indústrias, construção civil, serralherias, no setor de energia elétrica, telecomunicações e em vários outros segmentos de mercado. Isso porque o produto possui características, como resistência, durabilidade e facilidade de corte e solda, que o tornam versátil e aplicável a diferentes projetos estruturais e decorativos.

Mas você sabe como cortar cantoneira em 45 graus? Essa, com certeza, é uma dúvida comum entre muitos profissionais que trabalham com esse perfil. Por isso, neste artigo, vamos explicar como cortá-la, de forma simples e prática, para que você possa oferecer, aos seus clientes, um projeto personalizado e com acabamento superior. Acompanhe!

O que é cantoneira de aço e quais são as suas aplicações?

Em outras oportunidades, explicamos, no blog da Cipalam, o que é cantoneira de aço (clique aqui para conferir). Mas, de maneira resumida, podemos dizer que é um tipo de barra ou perfil laminado em forma de L, que pode ter diferentes medidas e espessuras.

Como cortar cantoneira em 45 graus? Saiba tudo neste guia
Como cortar cantoneira em 45 graus? Saiba tudo neste guia

Graças à sua seção transversal em forma de ângulo reto, com abas simétricas ou assimétricas e diferentes bitolas, a cantoneira pode ser utilizada para diversas finalidades, tais como:

  • Reforçar estruturas metálicas, como vigas, colunas, escadas e mezaninos;
  • Criar ângulos retos em construções civis, como paredes, muros e telhados;
  • Fazer acabamentos em móveis, portas, janelas, grades e outros elementos;
  • Ser aplicada na estrutura de torres de transmissão de energia elétrica e de telecomunicações;
  • Fabricar peças e componentes para máquinas, implementos agrícolas e equipamentos industriais.

Vantagens

A cantoneira de aço possui diversas propriedades e vantagens que a tornam um material versátil e resistente para diferentes projetos. Entre elas, podemos destacar:

  • Durabilidade: o aço é um material que não enferruja, não apodrece e não sofre com a ação de pragas ou fungos. Além disso, suporta altas temperaturas e intempéries climáticas sem perder suas características;
  • Versatilidade: como o aço pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos, permite criar cantoneiras sob medida para cada necessidade. Em outras palavras, o perfil metálico pode ser cortado e perfurado de acordo com o projeto;
  • Resistência: vale notar que o aço é um material que suporta altas cargas e tensões sem deformar ou romper. Portanto, a cantoneira de aço confere maior estabilidade e segurança às estruturas metálicas;
  • Custo-benefício: além de ser durável e resistente, a cantoneira de aço também é fácil de transportar, manusear e instalar, reduzindo, inclusive, os custos com mão de obra e manutenção.

Como cortar cantoneira em 45 graus?

Como pontuamos anteriormente, uma das vantagens da cantoneira de aço é a versatilidade. Cabe aqui lembrar que ela pode ser cortada em diferentes ângulos para se adaptar às necessidades estruturais e estéticas de diferentes projetos.

Nesse sentido, um dos ângulos mais utilizados é o de 45 graus, também chamado de meia esquadria. Sua popularidade se deve ao fato de que esse corte permite criar uniões diagonais entre duas ou mais peças.

Mas como cortar cantoneira em 45 graus? Para isso, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Cantoneira de aço;
  • Esquadro;
  • Lápis ou caneta;
  • Serra elétrica (serra policorte);
  • Lixa.

Materiais em mãos, siga os seguintes passos:

  1. Marque o ponto onde você quer cortar a cantoneira com o lápis ou caneta;
  2. Coloque o esquadro sobre a cantoneira, alinhando o lado maior com o ponto marcado;
  3. Trace uma linha diagonal sobre a cantoneira seguindo o lado menor do esquadro. Essa será a linha de corte;
  4. Fixe a cantoneira em uma bancada ou superfície firme para evitar que ela se mova durante o corte;
  5. Corte a cantoneira seguindo a linha traçada com a serra elétrica. Utilize EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como óculos de proteção, avental e luvas, para não se machucar com as fagulhas ou as bordas cortantes da peça;
  6. Por fim, lixe as extremidades da cantoneira para eliminar as rebarbas e deixá-las lisas.

Pronto! Agora, você já sabe como cortar cantoneira em 45 graus de forma simples e prática!

A Cipalam tem soluções em aço sob medida para o seu projeto!

Neste artigo, você aprendeu como cortar cantoneira em 45 graus e, provavelmente, percebeu que o processo é mais simples do que parece, não é mesmo?

Mas, se você quer economizar tempo e trabalho com o corte das barras e perfis laminados, saiba que existe uma solução mais fácil e rápida: contar com os serviços da Cipalam!

Somos uma empresa especializada em barras e perfis laminados personalizados para a sua obra. Com quase 40 anos de experiência no mercado, oferecemos um serviço de qualidade, rapidez e segurança, entregando o produto pronto para atender às suas necessidades.

Conosco, você tem acesso a cantoneiras de aço de diferentes medidas e espessuras, cortadas sob medida para o seu projeto. Além disso, você conta com o atendimento de uma equipe altamente qualificada, que está sempre pronta para tirar as suas dúvidas e oferecer as melhores soluções.

Precisando de cantoneira em 45 graus? Então, não perca tempo e entre em contato com a Cipalam agora mesmo! Solicite um orçamento sem compromisso e confira as condições especiais que temos para o seu negócio!

Fique ligado

Notícias relacionadas

Pilha de barras redondas isoladas no fundo branco

As melhores barras de transferência estão na Cipalam!

A indústria da construção civil exige precisão, durabilidade e confiabilidade em cada material utilizado, e…

Cipalam recebe o Selo Great Place to Work Brasil!

É com muito orgulho que compartilhamos que a Cipalam foi certificada como um Excelente Lugar…

Como usar barras de transferência corretamente na construção civil

Como usar barras de transferência corretamente na construção civil

As barras de transferência são elementos estruturais que permitem a transmissão de cargas entre placas…

Barra de Transferência

Barras de transferência: o guia completo para você ter êxito na sua obra

Em uma obra de construção civil, cada detalhe desempenha um papel crucial na garantia de…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: