Pesquisar
Close this search box.

A importância das certificações para fornecedores de aço

A importância das certificações para fornecedores de aço

Você sabia que o aço é um dos materiais mais utilizados na construção civil, na indústria e em diversos outros segmentos? Isso se deve às suas características de resistência, durabilidade, versatilidade e sustentabilidade. Mas como garantir que o aço que você está comprando é de qualidade e atende às suas necessidades? É aí que entra a importância das certificações para fornecedores de aço.

As certificações são documentos que comprovam que um produto ou serviço segue determinados padrões de qualidade, segurança, desempenho e responsabilidade ambiental. Elas são emitidas por órgãos independentes e reconhecidos internacionalmente, que avaliam e monitoram os processos de fabricação e distribuição dos fornecedores de aço. Saiba mais neste artigo.

Quais são as certificações para fornecedores de aço?

Na verdade, existem várias certificações para fornecedores de aço, mas hoje vamos destacar duas das mais importantes: a ISO 9001 e a ISO 14001.

Isso porque essas duas certificações são baseadas em normas internacionais que estabelecem os requisitos para um sistema de gestão da qualidade e um sistema de gestão ambiental, respectivamente.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e os benefícios de contratar um fornecedor de aço certificado com essas normas.

ISO 9001

A ISO 9001 é a norma internacional mais reconhecida e utilizada para a gestão da qualidade. Ela define os critérios para garantir que os produtos e serviços atendam às expectativas dos clientes e às legislações aplicáveis.

Mas não apenas isso. A ISO 9001 também busca melhorar continuamente os processos internos da organização, aumentando a eficiência, a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

Para obter a certificação ISO 9001, o fornecedor de aço precisa implementar um sistema de gestão da qualidade que abranja todos os aspectos do seu negócio, desde o planejamento até a entrega do produto. Esse sistema deve garantir que a produção seja segura e confiável, tanto para os interessados no negócio (sócios, clientes, colaboradores e fornecedores), quanto para o meio ambiente.

Muitos são os benefícios de contratar um fornecedor de aço com a certificação ISO 9001. Abaixo, listamos os principais:

  • Aumento da confiança na qualidade do produto, pois ele passa por rigorosos controles de qualidade em todas as etapas do processo produtivo;
  • Maior segurança na entrega do produto, pois o fornecedor de aço certificado cumpre os prazos estabelecidos e possui mecanismos para prevenir e corrigir eventuais falhas ou não conformidades;
  • Flexibilidade na adaptação às necessidades do cliente, pois o fornecedor busca entender as especificações técnicas e as expectativas do mercado.
  • Mais competitividade no mercado, pois o fornecedor de aço se diferencia dos concorrentes que não possuem essa certificação.
Trabalhador do armazém em pé no grande centro de armazenamento e mostrando um gesto de ok com a mão satisfeito ao entregar as mercadorias
Trabalhador do armazém em pé no grande centro de armazenamento e mostrando um gesto de ok com a mão satisfeito ao entregar as mercadorias

ISO 14001

A ISO 14001, por sua vez, é a norma internacional mais utilizada para a gestão ambiental.

Ou seja, ela define os critérios para garantir que as atividades da organização sejam realizadas de forma sustentável, minimizando os impactos negativos no meio ambiente e maximizando os impactos positivos.

A ISO 14001 também visa promover o uso racional dos recursos naturais, a prevenção da poluição e a melhoria contínua do desempenho ambiental.

Para obter a certificação ISO 14001, o fornecedor de aço precisa implementar um sistema de gestão ambiental que inclua desde o planejamento até o descarte do produto. Esse sistema deve ser documentado, monitorado, avaliado e melhorado constantemente, seguindo o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).

Os benefícios de contratar um fornecedor de aço com a certificação ISO 14001 são:

  • Maior respeito ao meio ambiente, pois o fornecedor certificado ISO 14001 utiliza matérias-primas renováveis sempre que possível, reduz o consumo de energia e água, controla as emissões atmosféricas e os resíduos sólidos e líquidos;
  • Economia nos custos operacionais, pois o fornecedor otimiza o uso dos recursos naturais, evita desperdícios e multas por infrações ambientais;
  • Valorização da imagem da empresa, pois o fornecedor demonstra sua responsabilidade social e ambiental, atendendo às exigências dos clientes, dos órgãos reguladores e da sociedade em geral;
  • Inovação nos produtos e processos, pois o fornecedor busca soluções sustentáveis que agreguem valor ao seu negócio e ao seu cliente.

Cipalam: um fornecedor de aço certificado

A Cipalam é uma empresa que produz e distribui barras e perfis laminados em conformidade com as normas nacionais (ABNT) e internacionais (ISO 9001 e ISO 14001). Com quase 40 anos de experiência no mercado de aço, oferecemos produtos de alta qualidade, com garantia de procedência e rastreabilidade.

Além das certificações para fornecedores de aço, também nos destacamos pelos nossos diferenciais, que são:

  • Atendimento personalizado, com uma equipe técnica qualificada e preparada para orientar o cliente na escolha do produto mais adequado ao seu projeto.
  • Variedade de produtos, como barras redondas, barras chatas, quadradas e de transferência, além de cantoneiras de aço. Todos em diferentes dimensões e espessuras, para atender às mais diversas aplicações industriais.
  • Agilidade na entrega, com uma logística integrada que abrange todo o território nacional, com frota própria e parcerias com transportadoras especializadas.
  • Compromisso com a sustentabilidade, com a utilização de matérias-primas renováveis, redução do consumo de energia e água, controle das emissões atmosféricas e dos resíduos sólidos e líquidos.

Como você viu neste artigo, as certificações para fornecedores de aço são formas de garantir a qualidade, a segurança, a sustentabilidade e a competitividade do seu produto ou serviço. E no universo do aço, as certificações ISO 9001 e ISO 14001 são reconhecidas mundialmente como referências de excelência na gestão da qualidade e na gestão ambiental.

A Cipalam é um fornecedor de aço certificado, e possui outros diferenciais que agregam valor a diferentes projetos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Fique ligado

Notícias relacionadas

Barras de aço soldadas em um ambiente industrial

Entenda as diferenças entre barras redondas e barras de transferência

Fonte: Freepik No mundo da construção civil e da engenharia, a escolha dos materiais corretos…

Barras redondas de aço

O que são barras redondas de aço? Vantagens e aplicações

Fonte: Cipalam No universo da construção civil, metalurgia e indústrias em geral, a escolha dos…

Cantoneira

Cantoneira de aço: o guia completo para uso e aplicações

  Fonte: Cipalam A cantoneira de aço é um componente estrutural fundamental em diversos projetos…

Diferentes produtos de aço metálico Aço galvanizado Perfis de aço inoxidável renderização em 3D

Perfis estruturais de aço: o que são, tipos e para que servem

A construção civil está em constante evolução com o uso de materiais e técnicas que…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: