Pesquisar
Close this search box.

Quando utilizar barra de transferência?

Quando utilizar barra de transferência?

barra de transferência
barra de transferência Crédito da imagem: ECRO Engenharia

No vasto universo da construção civil, há elementos que desempenham papéis cruciais, mesmo permanecendo fora do centro das atenções. As barras de transferência, que ficam, geralmente, escondidas, são peças fundamentais que moldam a solidez das edificações.

Neste artigo, vamos explicar para que serve, sua importância e quando utilizar barra de transferência na construção civil. Além disso, vamos mostrar onde encontrar as melhores soluções em aço do mercado, com ótimo custo-benefício. Acompanhe!


O que é barra de transferência?

Antes de saber quando utilizar barra de transferência, é importante compreender o conceito do produto propriamente dito.

Em princípio, trata-se de uma barra metálica estrutural. Sua principal função é distribuir as cargas entre as placas de concreto, evitando o surgimento de desgastes, fissuras e trincas que possam comprometer a qualidade, a durabilidade e a segurança do projeto construtivo.

Em outras palavras, é uma barra de aço com superfície lisa que se encaixa nos furos das placas de concreto, formando uma junta rígida que impede o deslocamento relativo entre elas. 

Assim, distribui as cargas aplicadas sobre o piso, pavimento ou laje de concreto, estruturas comumente sujeitas a movimentações térmicas, retrações ou dilatações. 


Para que serve?

De maneira geral, a barra de transferência serve para garantir a estabilidade e a durabilidade das estruturas de concreto armado, especialmente, aquelas que estão expostas a condições climáticas adversas ou a cargas elevadas. 

Ao promover uma transferência eficiente de tensões, a barra evita pontos de concentração de carga que podem comprometer a integridade das edificações.

Na prática, a barra de aço evita que as placas se separem ou se deformem, causando diversos problemas, como fissuras, trincas, desgastes ou desníveis. Além disso, facilita a execução e a manutenção dos pisos e lajes.


Importância

Saber quando utilizar barra de transferência envolve também compreender os benefícios que esse produto proporciona para diferentes projetos construtivos. Abaixo, listamos os principais:

  • Aumento da resistência mecânica das estruturas;
  • Prevenção de fissuras e trincas;
  • Melhoria do aspecto estético dos pisos, pavimentos e lajes;
  • Redução dos custos com materiais construtivos, reparos e manutenções;
  • Versatilidade, pois as barras de transferência podem ser utilizadas em vários projetos estruturais, desde edificações residenciais até industriais e logísticas;
  • Otimização do tempo e da mão de obra na execução;
  • Preservação do meio ambiente, pois evita o desperdício de materiais.


Quando utilizar barra de transferência?

Enfim, chegamos ao ápice do nosso conteúdo, que é saber quando utilizar barra de transferência.

Em via de regra, ela deve ser utilizada sempre que houver necessidade de unir duas ou mais placas de concreto armado, formando uma superfície contínua e resistente. 

Sendo assim, ela é indicada para os seguintes tipos de obras:

  • Pisos industriais: são aqueles que recebem cargas pesadas, como máquinas, equipamentos, veículos ou estoques. A barra de transferência permite que o piso suporte essas cargas sem sofrer danos ou deformações;
  • Pavimentos rodoviários: são aqueles que compõem as estradas, ruas ou viadutos. Nesse caso, a barra de aço evita que o pavimento se rompa ou se desloque por causa do tráfego intenso ou das variações climáticas;
  • Aeroportos: locais que precisam de pavimentos que atendam a um elevado padrão de qualidade e segurança, pois sofrem com as cargas intensas dos aviões. Esse, aliás, é um ótimo exemplo de quando utilizar barra de transferência, já que essa barra metálica impede que os pavimentos se deteriorem ou se movam com o impacto das aeronaves;
  • Pontes: estruturas construtivas que também demandam o uso dessas barras metálicas, pois elas possibilitam que as placas de concreto se adaptem livremente às variações térmicas e hidráulicas, sem afetar a estabilidade da estrutura;
  • Lajes pré-moldadas: são aquelas que são produzidas em fábrica e depois montadas no local da obra. A barra de transferência garante que as lajes se encaixem perfeitamente umas nas outras, formando uma estrutura homogênea e estável.
Obra de pavimentação reforçada com barras de transferência.
Obra de pavimentação reforçada com barras de transferência. Fonte: SP Obras


Onde comprar barras de transferência?

Neste artigo, explicamos quando usar barra de transferência e qual é a sua importância na construção civil. A barra metálica é capaz de unir as placas de concreto armado, formando uma estrutura rígida e durável, que resiste às cargas e às variações térmicas.

Se você está procurando por barras de transferência de alta qualidade, com garantia e preço justo, você precisa conhecer as soluções em aço da Cipalam. Há quase 40 anos no mercado, a empresa oferece produtos inovadores e eficientes para os mais diversos tipos de obras.

A Cipalam fabrica e comercializa barras de transferência com diferentes diâmetros, comprimentos e acabamentos, atendendo às normas técnicas e às especificações dos clientes. Além disso, conta com uma equipe qualificada e experiente, que presta um atendimento personalizado e ágil, desde o orçamento até a entrega.

Para saber mais sobre as barras de transferência e as demais soluções em aço da Cipalam, acesse o site e entre em contato conosco. Estamos prontos para atender às necessidades dos seus clientes e dos seus projetos construtivos, superando as suas expectativas.

Fique ligado

Notícias relacionadas

Barras de aço soldadas em um ambiente industrial

Como fazer aplicação de barras de transferência em pisos?

No universo da construção civil, a busca por soluções que promovam a longevidade e a…

Barra Chata

O que é barra chata? A versatilidade do aço em formato retangular

No mundo da construção civil e da indústria, muitas vezes, nos deparamos com a necessidade…

Barra de Transferência

Como usar barras de transferência na construção civil

A construção civil é um setor que constantemente busca inovações e soluções para garantir a…

Transparência Salarial: Cumprindo a Lei Nº 14.611

  É com satisfação que compartilhamos nosso Relatório de Transparência Salarial, em conformidade com a…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: