A preocupação com os riscos trazidos por eventos de corrupção, fraudes e desalinhamento ético ganhou força e fez do compliance uma obrigatoriedade para qualquer organização empresarial.
O Compliance é uma extensão da governança corporativa, tendo como fundamento o princípio de accountability, ou “prestação de contas”, o que fez da auditoria de compliance o novo normal para que as empresas garantam seu status de conformidade com o mercado.
O que é auditoria de compliance?
Sendo o compliance as políticas, normas e práticas de uma empresa para manter o respeito à ética e a legislação vigente, a auditoria de compliance nada mais é que a fiscalização periódica dessas ações, com a finalidade de verificar se elas estão sendo seguidas, como estão sendo utilizadas na prática, bem como identificar falhas no processo ou possibilidade de otimização.
Outro ponto importante da auditoria interna de compliance é detectar possíveis fraudes e irregularidades, como é o caso da auditoria em compras, capaz de identificar problemas no processo de aquisição de suprimentos.
A auditoria em compliance visa validar os esforços implementados na estratégia de conformidade, garantindo que suas diretrizes estão sendo seguidas e assegurando os resultados ideais a partir disso.