Pesquisar
Close this search box.

Descubra como curvar barra chata com diferentes técnicas

Descubra como curvar barra chata com diferentes técnicas

Vista frontal da porta da frente com parede azul e laranja
Vista frontal da porta da frente com parede azul e laranja

A barra chata, um produto metálico com seção transversal retangular, é uma peça versátil e fundamental em uma variedade de aplicações. Desde o uso na construção civil, passando pela indústria mecânica até projetos de decoração, essa barra de metal é amplamente empregada em vários setores de mercado devido à sua resistência, maleabilidade e adaptabilidade a diferentes necessidades. 

Neste artigo, você vai aprender como curvar barra chata, especialmente, para executar projetos ornamentais, como portões, grades e corrimãos. Por meio de orientações práticas e da apresentação de técnicas para realizar esse processo de forma eficaz, você vai dominar essa atividade e poderá utilizar toda a sua criatividade. Acompanhe.


O que é barra chata?

Antes de aprender como curvar barra chata, é importante compreender do que se trata o produto.

De antemão, é uma barra metálica laminada, geralmente, feita em aço carbono. Sua principal característica é ter seção transversal retangular e contar com largura e espessura variáveis, que se adaptam às necessidades de cada projeto.

Por ser o aço carbono um metal resistente à tração, à compressão e à corrosão, a barra chata feita com esse material pode ser utilizada em várias aplicações, sejam elas industriais, construtivas ou outras, tanto para ambientes internos quanto externos. 

Além disso, a barra chata possui forma plana e superfície lisa, o que facilita a dobra, a solda, o corte, a furação e até mesmo a pintura da peça. 


Para que serve?

A barra chata pode ser aplicada em uma ampla gama de projetos, devido à sua capacidade de suportar cargas pesadas e sua maleabilidade para ser moldada em diferentes formas. Algumas das aplicações mais comuns incluem:

  • Portões, reforçando a estrutura desses itens e proporcionando suporte e resistência;
  • Grades de segurança em janelas, varandas e escadas;
  • Corrimãos duráveis e esteticamente agradáveis em escadas e rampas;
  • Adornos e ornamentos, adicionando um toque artístico a produtos metálicos.


Por que curvar barra chata?

Dobrar barra chata é um procedimento que pode ser muito útil para atender a requisitos estéticos ou funcionais em peças metálicas. 

Em alguns casos, a barra é usada para criar adornos e enfeites em diversos produtos, como portões, grades, corrimãos, entre outros, agregando valor estético aos produtos por meio de designs únicos e personalizados.

E, como vimos anteriormente, a barra chata é um produto versátil e fácil de manusear, que permite a dobra, o corte, a furação, a solda e até a pintura.


Como curvar barra chata?

Basicamente, existem duas principais técnicas de curvatura para dobrar a barra chata: com calandra e sem calandra. Entenda a seguir.:


Com calandra

A calandra é uma máquina especializada projetada para curvar metais. Saber como curvar barra chata em uma calandra é muito simples.

O processo envolve praticamente alimentar a barra chata entre rolos que aplicam pressão gradual, moldando-a na forma desejada. É uma opção eficiente para curvas precisas e consistentes em larga escala. Veja como funciona:


Sem calandra

Para projetos menores ou onde o acesso limitado impede o uso de uma calandra, saber como curvar barra chata manualmente pode ser essencial.

O processo também é muito simples e consiste basicamente na aplicação de pressão gradual em pontos estratégicos ao longo da barra, usando certas ferramentas, como martelos, forjas ou prensas.

Tudo o que você vai precisar nesse caso é da barra chata, uma morsa ou uma base feita com tocos e montada no chão e um martelo. Em seguida, posicione a barra de metal na base e comece a moldá-la com o martelo. 

Manualmente, também é possível curvar a barra chata com o apoio de discos de freios de automóveis, tubos e outros materiais de apoio. Neste vídeo, a equipe Oficina Garagem ensina como curvar barra chata manualmente com diferentes técnicas. Assista:


Conclusão

Como apresentamos neste artigo, dobrar barra chata é uma habilidade essencial para serralheiros e profissionais que trabalham com metal.

Além de fornecer suporte estrutural, saber como curvar a barra chata permite criar designs personalizados e detalhes ornamentais em uma variedade de produtos metálicos. 

Para isso, no entanto, é importante adquirir barras chatas de qualidade, com fabricantes e fornecedores confiáveis e respeitados no mercado. 

Nesse sentido, uma escolha inteligente é contar com a Cipalam, empresa especializada na fabricação e distribuição de barras e perfis metálicos de diferentes tamanhos e espessuras, para atender às necessidades de diferentes projetos. Acesse o nosso site, conheça os nossos produtos e faça a sua cotação.

Fique ligado

Notícias relacionadas

Barras de aço soldadas em um ambiente industrial

Como fazer aplicação de barras de transferência em pisos?

No universo da construção civil, a busca por soluções que promovam a longevidade e a…

Barra Chata

O que é barra chata? A versatilidade do aço em formato retangular

No mundo da construção civil e da indústria, muitas vezes, nos deparamos com a necessidade…

Barra de Transferência

Como usar barras de transferência na construção civil

A construção civil é um setor que constantemente busca inovações e soluções para garantir a…

Transparência Salarial: Cumprindo a Lei Nº 14.611

  É com satisfação que compartilhamos nosso Relatório de Transparência Salarial, em conformidade com a…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: