Pesquisar
Close this search box.

Como cortar tubos de aço?

Como cortar tubos de aço?

Essenciais na indústria, os tubos de aço carbono utilizados em diversos setores, da construção civil à indústria farmacêutica. 

Amplamente usado, os tubos se destacam pela sua alta qualidade e baixo custo, tendo um ótimo custo-benefício de mercado. 

Além do mais, os tubos de aço carbono são adaptáveis a inúmeros projetos pela sua diversidade de formatos e modelos. 

Mas para se adaptar aos diferentes produtos de mercado, é necessário que os profissionais especializados compreendam e saibam aplicar na prática sobre os tipos de cortes dos tubos de aço carbono. 

Portanto, neste presente artigo vamos apresentar para você o que são tubos de aço carbono, os tipos, quais aplicações e como cortar corretamente cada um. 

Boa leitura! 

O que são tubos de aço carbono? 

Composto por ligas de ferro e carbono, os tubos de aço são resistentes e funcionais, entregando durabilidade e garantia de segurança. 

Existem três formas de classificar os tubos de aço, baseados na quantidade de carbono presente na liga metálica: 

  • baixo carbono — possui até 0,30% do elemento, com maior resistência e baixa dureza. Sua principal característica é a sua fácil soldabilidade.
  • médio carbono — Com carbono ligado no metal entre 0,30% e 0,60%, essa opção possui menor dureza e tenacidade. Sendo um dos mais comuns, principalmente por ter boa temperabilidade em água;
  • alto carbono — Possui entre 0,60% a 1,00% de carbono. Essa opção torna-se mais resistente à corrosão, porém com menor ductilidade. São usados temperados e revenidos.

  Podemos classificar os tubos de aço como grande versatilidade e durabilidade, além do seu baixo custo de mercado. 

Eles são resistentes e consistentes em diferentes situações, como por exemplo: na soldagem, eles podem aguentar grande impacto de força, sem quebrar ou corroer, além de aguentar tensões elétricas e ambientes de alta pressão. 

A sua propriedade versátil ainda promove a sustentabilidade, pois é um material altamente reciclável e reutilizado, sem perder as suas propriedades essenciais. 

Quais as aplicações do uso de tubos de aço carbono? 

Quais as aplicações do uso de tubos de aço carbono? 
Quais as aplicações do uso de tubos de aço carbono?

As aplicações são infinitas para os tubos de aço carbono. Adaptável a diferentes indústrias e setores, eles são eficazes para estruturas de pequeno a grande porte, servindo como pilares de construções de casas, prédios, equipamentos de manutenção, equipamentos médicos e muitos outros. 

Além disso, eles têm uma importante função na construção de tubulações e conduções de gases e líquidos, aguentando grandes quantidades sem afetar a sua qualidade funcional. 

Ela se torna uma ótima opção para diversas áreas da engenharia e construção. Fruto da sua versatilidade, resistência, qualidade e disponibilidade. 

Dentre os principais tubos de aço carbono do mercado, existem quatro tipos: 

  • Tubos quadrados;
  • Tubos retangulares;
  • Tubos industriais redondos;
  • Tubos redondos de condução.

Cada um deles possui funcionalidades para cada tipo de demanda. 

Dentre os principais tubos de aço carbono do mercado, existem quatro tipos: · Tubos quadrados; · Tubos retangulares; · Tubos industriais redondos; · Tubos redondos de condução.

O primeiro tipo é amplamente utilizado na fabricação de maquinários. O tubo quadrado é altamente resistente a forças mecânicas. 

Já os tubos retangulares atuam, principalmente, na área de construção, sendo um importante suporte em vigas e colunas. É considerado o mais utilizado do mercado. 

Em terceiro lugar, os tubos industriais redondos são ainda mais versáteis que os outros dois, por se encaixar em diferentes projetos através do seu design, da engenharia à arquitetura, sendo bastante usado em fabricação de escadas e corrimões. 

Por fim, os tubos redondos de condução são os mais flexíveis e maleáveis. Resistentes e pouco corrosivos, eles são as melhores opções para o transporte de fluídos em projetos de engenharia e arquitetura. 

Como cortar tubos de aço carbono? 

Para cada tipo de tubos de aço de carbono, existem formas de corte corretas para manter as suas propriedades de uso para garantir a segurança e resistência em seus projetos. 

Atualmente, existem quatro tipos de corte de maneira que resguarda os profissionais a desempenharem o melhor trabalho com os tubos de aço de carbono. São eles: 

Serra manual 

A serra manual é uma ferramenta de corte com lâmina dentada, projetada para cortar materiais diversos, incluindo tubos de aço. Abaixo listaremos um guia prático de como utilizar uma serra manual para fazer o corte de tubos de aço de carbono: 

Faça um marcador com uma fita métrica e caneta para definir o local exato de corte. Isso ajuda a manter o corte preciso dos tubos. Em seguida, posicione o tubo em uma superfície plana e segura. Ele precisa estar fixo para evitar movimentos indesejados durante o corte. 

No momento do corte, é necessário ajustar a serra para saber se está corretamente afiada, pois uma lâmina desgastada pode dificultar o seu corte. 

Enfim o grande momento. Segurar a serra com firmeza ajuda a aplicar a pressão necessária para fazer os movimentos corretos de corte. Mantenha um ritmo constante para não perder o ponto exato do corte. 

Próximo do resultado desejado, reduza a força e pressão sobre a serra para que não perca o objetivo. Por fim, verifique o acabamento e veja se ainda há irregularidades que precisa ser lixadas ou removidas. 

Serra de Arco 

Também manualmente utilizada, a serra de arco é uma ferramenta que utiliza uma lâmina de serra tensionada em uma estrutura em forma de arco. 

Muito parecida com a serra manual, a diferença dela consiste em realizar cortes limpos e ainda mais precisos que a serra manual. No entanto, a serra de arco segue a mesma lógica de corte da serra manual. 

Serra tico-tico ou serra de sabre 

Para cortar tubos de aço de espessura moderada, uma serra tico-tico ou uma serra de sabre com uma lâmina própria para metais pode ser usada. Marque a linha de corte no tubo e, em seguida, segure com firmeza enquanto segue a marca com a serra. 

Máquina de corte a frio 

Para cortes precisos e eficientes em tubos de aço, utilize a máquina de corte a frio. Essas máquinas são projetadas especificamente para cortar tubos de metal com precisão, fornecendo cortes limpos e retos. Elas podem ser operadas manualmente ou de forma automática, dependendo do modelo e das necessidades do projeto. 

Dicas essenciais para realizar os cortes em tubos de aço de carbono 

Para todo e qualquer método de corte de tubos de aço, é necessário manter a segurança para evitar acidentes de trabalho. 

Alguns dos cuidados são essenciais para que os profissionais sejam qualificados para a profissão, já que é um trabalho que promove riscos à saúde de curto a longo prazo. 

  • Use equipamentos de proteção indicados pela segurança do trabalho;
  • Certifique-se de que os materiais estejam em conformidade de proteção, baseado em guias de segurança do trabalho;
  • Veja se o local para realizar os cortes estão planos e limpos;
  • Observe se as lâminas de corte são ideais para cada tipo de corte. Caso seja elétrico, desligue as tomadas antes de realizar qualquer outro procedimento.
  • O corte feito por serras elétricas pode gerar calor excessivo e faíscas. Lembre-se de utilizar luvas e roupas necessárias para realizar as ações.

  Somos referência no mercado de tubos de aço de carbono 

A Rede Cipalam conta com uma linha de tubos de aço de carbono que são fabricadas seguindo as normas recomendadas com o objetivo de garantir qualidade aos nossos clientes. 

Contamos com um catálogo completo de produtos para todos os setores industriais e ainda personalizamos o seu investimento de acordo com a sua necessidade. 

Faça uma cotação para sua empresa e entre em contato com os nossos consultores especializados de vendas. 

 

Fique ligado

Notícias relacionadas

Pilha de barras redondas isoladas no fundo branco

As melhores barras de transferência estão na Cipalam!

A indústria da construção civil exige precisão, durabilidade e confiabilidade em cada material utilizado, e…

Cipalam recebe o Selo Great Place to Work Brasil!

É com muito orgulho que compartilhamos que a Cipalam foi certificada como um Excelente Lugar…

Como usar barras de transferência corretamente na construção civil

Como usar barras de transferência corretamente na construção civil

As barras de transferência são elementos estruturais que permitem a transmissão de cargas entre placas…

Barra de Transferência

Barras de transferência: o guia completo para você ter êxito na sua obra

Em uma obra de construção civil, cada detalhe desempenha um papel crucial na garantia de…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: