Pesquisar
Close this search box.

Como calcular o peso de uma barra de aço

Como calcular o peso de uma barra de aço

As barras de aço são importantes componentes em vários setores industriais, principalmente na construção civil.

Além disso, elas possuem diferentes funções dentro dos setores. Isso parte da sua versatilidade de uso, do qual possui formas, modelos e dimensões distintas. Ao mesmo tempo, as barras de aço podem ser fabricadas a partir de diversos elementos que fazem a liga metálica.

Sendo assim, profissionais precisam entender todas as particularidades das barras de aço, compreendendo todos os seus tipos, funcionalidades, encaixes nos diversos setores de uso, além de saber calcular o peso de uma barra de aço.

Saber o peso de um objeto é crucial para garantir que o projeto seja seguro e eficiente.

Neste artigo, portanto, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre como calcular o peso de uma barra de aço, incluindo fórmulas e exemplos.

Boa leitura!

O que é uma barra de aço?

O que é uma barra de aço?
O que é uma barra de aço?

Podemos definir as barras de aço como produtos de materiais de construção, a partir do aço.

O aço é uma liga metálica composta por ferro e outro elemento químico. O elemento mais comumente utilizado é o carbono. No entanto ainda existem barras de aço de inox, retificado, ferramenta, dentre muitos outros.

Por ser versátil, as barras de aço são aplicáveis e uma linha completa da engenharia, que vai da indústria, equipamentos eletrônicos, indústria agrícola, indústria rodoviária e até mesmo a armazenagem de todos os produtos.

Isso ocorre porque as barras de aço vêm em diferentes tamanhos e formas, incluindo redondas, quadradas e retangulares.

Tipos de barras de aço

Como já dissemos, existem inúmeros formatos e modelos das barras de aço. Cada uma delas possui uma propriedade de uso e importância.

Dessa forma, vamos listar os principais tipos do mercado dos quais são amplamente usados na indústria da construção civil.

Primeiro, vamos separar os tipos de barras de aço por formatos. Três delas são as mais utilizadas:

  • Barra Redonda;
  • Barra Quadrada;
  • Barra Chata;

A barra redonda possui um formato transversal circular. Ela pode ser utilizada em projetos de portões, grades, ferramentas e eixos. É uma das mais versáteis pois garante a facilidade em encaixes de outras peças, além de proporcionar qualidade de ajustes necessários.

A barra quadrada tem a utilidade em estruturas planas e que necessitam de durabilidade, pois o uso delas parte, principalmente, por grandes cargas de peso. O seu manuseio pode ser aplicado em indústrias para fabricar peças de qualquer porte, projeto e tipo.

É considerada a mais utilizada, pois a medida quadrada facilita no cálculo de peso do material, facilitando, assim, o trabalho de profissionais.

Por fim, a barra chata possui uma seção transversal retangular e possibilita a fabricação em diferentes dimensões para serem aplicados em projetos personalizados, que vai desde a fabricação de peças até compor na construção civil.

De outra perspectiva, podemos citar mais quatro opções que possuem características distintas por meio do seu processo de acabamento.

  • Laminado
  • Trefilado
  • Polido
  • forjado.

O processo de fabricação das barras de ferro laminado é feito pelo reaquecimento da barra em forno e, em seguida, passada em cilindro gigante. Dessa forma, as barras de aço laminado afinam a sua estrutura.

Já as barras de ferro trefilado segue o processo inverso. Nele, o material passa por meio de uma tração fria que comprime o diâmetro da peça.

O intuito desse processo é ganhar melhor precisão, mais qualidade e otimizar a suas propriedades mecânicas.

Em terceiro lugar, as barras de aço polido passam por processo de polimento, limpando as suas superfícies e tendo ganho de durabilidade, uma vez que o desgaste do material é menor. Com isso, as barras de aço polido possuem um ótimo custo-benefício, uma vez que a manutenção é bem menor do que os outros tipos de aço.

Por último, as barras forjadas são feitas por dois tipos de aço para uni-los em uma só peça. O processo é feito por um alto aquecimento e exposto a grande pressão para mudar as suas propriedades. Ganha-se, então, novas possibilidades de uso.

Como calcular o peso de uma barra de aço

Como calcular o peso de uma barra de aço
Como calcular o peso de uma barra de aço

Calcular o peso de uma barra de aço pode ser feito de várias maneiras. A maneira mais comum é usar uma fórmula matemática simples que leva em consideração o comprimento da barra, a largura e a densidade do aço.

Abaixo, vamos apresentar a fórmula para calcular o peso de uma barra de aço:

Peso = (Comprimento x Largura x Espessura) x Densidade

O peso é definido pela multiplicação do comprimento da barra em metros (m), pela largura da barra, também em metros (m) e pela espessura da barra em metros (m). Descoberto esse valor, multiplica-se o resultado pela densidade do aço em quilogramas por metro cúbico (kg/m³). Dessa forma, encontramos o peso exato de uma barra de metal.

Um detalhe a se observar é o valor da densidade do aço. Ela varia dependendo do tipo de aço que você está usando. A densidade média do aço é de cerca de 7850 kg/m³.

Que tal vermos um exemplo de cálculo de peso de barra de aço? Vamos supor que você tenha uma barra de aço com as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 2 metros (m)
  • Largura: 0,05 metros (m)
  • Espessura: 0,05 metros (m)
  • Densidade: 7850 kg/m³

Para calcular o peso da barra de aço, basta inserir esses valores na fórmula acima:

Peso = (2 x 0,05 x 0,05) x 7850

Com isso, o peso da barra de aço é de 7,85 kg. Simples, não é mesmo?

Com este cálculo, você consegue calcular o peso de uma barra de qualquer tamanho.

Dicas importantes para calcular o peso de uma barra de aço

Mesmo que seja simples na teoria, você pode encontrar algumas dificuldades na prática.

Para isso, listaremos algumas dicas úteis para ajudá-lo a calcular, com precisão, o peso de uma barra de aço.

Em primeiro lugar, certifique-se de usar as unidades corretas na fórmula. O comprimento, largura e espessura devem estar em metros (m), e a densidade deve estar em quilogramas por metro cúbico. É necessário medir com precisão o comprimento, largura e espessura da barra de aço.

Em seguida, verifique a densidade do tipo de aço que você está usando. A densidade pode variar entre diferentes tipos de aço, e é importante usar a densidade correta na fórmula para obter o peso preciso.

Por fim, lembre-se de que a fórmula acima é para calcular o peso de uma barra de aço sólida. Se você está trabalhando com uma barra de aço oca, é necessário usar uma fórmula diferente.

Somos referência

A Rede Cipalam conta com uma linha de barras de aço que são fabricadas seguindo as normas recomendadas com o objetivo de garantir qualidade aos nossos clientes.

Contamos com um catálogo completo de produtos para todos os setores industriais e ainda personalizamos o seu investimento de acordo com a sua necessidade.

Faça uma cotação para sua empresa e entre em contato com os nossos consultores especializados de vendas.

Fique ligado

Notícias relacionadas

Pilha de barras redondas isoladas no fundo branco

As melhores barras de transferência estão na Cipalam!

A indústria da construção civil exige precisão, durabilidade e confiabilidade em cada material utilizado, e…

Cipalam recebe o Selo Great Place to Work Brasil!

É com muito orgulho que compartilhamos que a Cipalam foi certificada como um Excelente Lugar…

Como usar barras de transferência corretamente na construção civil

Como usar barras de transferência corretamente na construção civil

As barras de transferência são elementos estruturais que permitem a transmissão de cargas entre placas…

Barra de Transferência

Barras de transferência: o guia completo para você ter êxito na sua obra

Em uma obra de construção civil, cada detalhe desempenha um papel crucial na garantia de…

Já vai embora???

Baixe o nosso Catálogo

Cadastre-se e faça o download do catálogo técnico com a linha completa Cipalam. Conheça nossas soluções em aço para o que você procura.

Preencha os dados para solicitação: