Os Direitos Humanos se caracterizam como direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de sua etnia, gênero, nacionalidade, religião, orientação sexual e idioma, ou seja, são direitos universais e invioláveis.
Buscando a melhoria contínua, a Cipalam se baseia no que há de mais atual em documentação relativa aos Direitos Humanos, como: Declaração Universal de Direitos Humanos – DUD, Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, Convenção Interamericana de Direitos Humanos; Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
Nossos compromissos com os Direitos Humanos são voltados para nossas Unidades em Minas Gerais, São Paulo e Paraíba, e especialmente no mês de junho, onde o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais promoveu a semana de Erradicação do Trabalho Infantil.
A Cipalam por meio do seu Instituto adota o compromisso da erradicação do trabalho infantil, assistindo crianças e adolescentes das comunidades em seu entorno, com idade entre 6 e 16 anos, os preparando para a vida, através da educação e do esporte. Os adolescentes assistidos pelo Instituto, geralmente por volta dos 14 anos já demonstram interesse em entrar no mercado de trabalho através de algum programa de menor aprendiz.
A coordenação busca junto há algumas entidades ofertantes de cursos preparatórios, ou mesmo de programa de menor aprendiz, orientar essas crianças para seu ingresso em algum desses programas.